segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Arte à serviço da comunidade




Carlos Camargo

Como é de costume há nove anos, a Orquestra Sinfônica de Lages, liderada pelo maestro Joed Jeffer de Melo prepara uma apresentação exclusiva para os amantes da música de câmara. E para dar início às festividades de aniversário de Lages, este ano a orquestra nos fez mergulhar nos meandros da natureza. O cenário estava todo decorado com ramos e arbustos, transformando o palco num bosque verdejante. Achei que faltou uma iluminação específica, o que daria um brilho ainda maior ao espetáculo, mas devido aos custos não foi possível. Até porque esta associação musical este ano não obteve respaldo do poder público. Aliás, pelo que consta não houve nenhuma manifestação de algum representante da Fundação Cultural de Lages neste evento.  

A apresentação foi na noite de sábado (18), no Teatro Municipal Marajoara. Este ano tivemos uma edição mais enxuta, e assim mesmo com lotação esgotada. Tendo a oportunidade de receberem músicos solistas e convidados vindos de Florianópolis. O que de certa forma, causa um desconforto aos músicos locais que se dedicam o ano todo. Talvez pelo destaque que se dá aos profissionais que vem de fora.  

A Orquestra Sinfônica de Lages aproveitou o momento para divulgar uma ação entre amigos que estará circulando na cidade em prol da manutenção da orquestra. Por esse motivo acredito que os organizadores deveriam cobrar pelo ingresso e contemplar os integrantes do coral e orquestra com uma parte da renda. Até como forma de valorizar os artistas, pela disponibilidade e dedicação.

O "Cantata Silvam - A Melodia da natureza", cuja produção estava a cargo de Layla de Campos marcou o início das comemorações de aniversário do município de Lages - A “Vila de Nossa Senhora das Lagens” fundada pelo bandeirante Antonio Correia Pinto de Macedo em 22 de novembro de 1766. Às vezes não temos como mensurar a importância que é para a cultura de uma cidade este tipo de inciativa. Ainda mais quando uma orquestra se propõe a reverter o ingresso em alimentos para uma associação filantrópica. É a arte à serviço da comunidade. Foram 420kg de alimentos arrecadados em benefício do Lar Menino Deus.

A programação contou com a equipe técnica da Toco Som e participação de solistas como a soprano Elisa Fernandes, a mezzo Carolina Braga e o tenor Cezino Demétrio o que muito contribui para a qualidade musical do espetáculo. O repertório foi exclusivamente de música clássicas e temas folclóricos e instrumentais.





Fotos: Luciane Costa/ Divulgação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exposição: Viajante no Centro Cultural em Lages

Exposição: Viajante de Carlos Vergara no Sesc  Divulgação  Na noite de quinta-feira (7), foi realizado no Centro Cultural ...