Carlos Camargo
Como é de costume há nove anos, a Orquestra Sinfônica de
Lages, liderada pelo maestro Joed Jeffer de Melo prepara uma apresentação
exclusiva para os amantes da música de câmara. E para dar início às festividades de aniversário de Lages,
este ano a orquestra nos fez mergulhar nos meandros da natureza. O cenário estava
todo decorado com ramos e arbustos, transformando o palco num bosque verdejante.
Achei que faltou uma iluminação específica, o que daria um brilho ainda maior
ao espetáculo, mas devido aos custos não foi possível. Até porque esta associação
musical este ano não obteve respaldo do poder público. Aliás, pelo que consta
não houve nenhuma manifestação de algum representante da Fundação Cultural de Lages neste
evento.
A apresentação foi na noite de sábado (18), no Teatro Municipal
Marajoara. Este ano tivemos uma edição mais enxuta, e assim mesmo com lotação
esgotada. Tendo a oportunidade de receberem músicos solistas e convidados vindos
de Florianópolis. O que de certa forma, causa um desconforto aos músicos locais
que se dedicam o ano todo. Talvez pelo destaque que se dá aos profissionais que
vem de fora.
A Orquestra Sinfônica de Lages aproveitou o momento para
divulgar uma ação entre amigos que estará circulando na cidade em prol da
manutenção da orquestra. Por esse motivo acredito que os organizadores deveriam
cobrar pelo ingresso e contemplar os integrantes do coral e orquestra com uma parte
da renda. Até como forma de valorizar os
artistas, pela disponibilidade e dedicação.
O "Cantata Silvam - A Melodia da natureza", cuja produção estava a cargo de Layla de
Campos marcou o início das comemorações de aniversário do município de Lages - A “Vila de
Nossa Senhora das Lagens” fundada pelo bandeirante Antonio Correia Pinto de Macedo
em 22 de novembro de 1766. Às vezes não temos como
mensurar a importância que é para a cultura de uma cidade este tipo de
inciativa. Ainda mais quando uma orquestra se propõe a reverter o ingresso em
alimentos para uma associação filantrópica. É a arte à serviço da comunidade.
Foram 420kg de alimentos arrecadados em benefício do Lar Menino Deus.
A programação contou com a equipe técnica da Toco Som e participação de solistas
como a soprano Elisa Fernandes, a mezzo Carolina Braga e o tenor Cezino
Demétrio o que muito contribui para a qualidade musical do espetáculo. O
repertório foi exclusivamente de música clássicas e temas folclóricos e
instrumentais.
Fotos: Luciane Costa/ Divulgação




Nenhum comentário:
Postar um comentário