Carlos Camargo
O Natal faz com que as pessoas se tornem mais dóceis. Nesta
época todos tendem a ser mais solidários e compreensivos. E obviamente que não
poderia ser diferente com dona Eloá. Mãe, mulher, empregada doméstica. Desde
que houve aquele incidente no calçadão, viu a cidade passar por transformações
inesperadas e desnecessárias para este momento. Imagine ver a escola onde seus
filhos estudaram, sendo agora demolidada para dar lugar à uma nova praça
totalmente revitalizada.
- Mas,
isso é para quando? Será que sai mesmo? – Dizia um comerciante.
E dona
Eloá gostaria mesmo de ver sua cidade cheia de luzes. Ainda mais numa época tão
especial como é o Natal. Onde as pessoas outrora se visitavam, se saudavam umas
às outras, e até doam seu tempo. Mas ás vezes parece que esses valores se
perderam.
- É tão
bonito ver o sorriso das crianças! – Diz Eloá que carinhosamente abraça seu
filho de sete anos em frente à Catedral.
Na
manhã de segunda-feira enquanto prepara o almoço na cozinha da casa onde
trabalha Eloá liga seu radinho de pilha para ouvir o programa matinal. “A
cidade está feia, sem vida!" “Tudo parece tão triste”. Reclamam os ouvintes!
Onde estão as luzes de Natal? No ano passado ao menos havia o túnel encantado.
E agora? Não há nada!
No fim
da tarde ao descer a rua Caetano Vieira da Costa, com seu filho Lucas, percebe
que já deram início às comemorações natalinas no Parque Jonas Ramos, o Tanque.
- O que
é isso, meu Deus! Esses anjos no meio do lago? – Se indigna quando chega no
parque.
E realmente não há nada de angelical. Mas isso
ainda é o de menos, perto da insatisfação das pessoas em torno deste evento
natalino.
-
Parece como aqueles bonecos de Olinda! Rá, rá, rá! Com certeza faria muito
sucesso no carnaval! – Responde Lucas.
- Sabe
que é mesmo meu filho! - E caem na risada!
O Natal
segue um pouco desmotivado para alguns. Mas o verdadeiro sentido do Natal está
no gesto de compaixão para consigo mesmo e com o semelhante. Muitos se contentam
com uma bela ceia e com os presentes sob a árvore. Mas o que realmente
representa a magia da noite de Natal? Com suas luzes coloridas, o presépio, a
estrela de Belém e uma fonte de água límpida para simbolizar a força da vida.
Dona
Eloá, entra com seu filho na Catedral e se depara com o presépio. Lê a seguinte
mensagem: “Eis o menino que agora renasce em nossos corações, para nos renovar
a força e coragem”.
E desta
maneira dona Eloá, volta para sua casa, alegre em poder curtir a magia da noite
de Natal, com seu filho, que se deixa fotografar ao lado de uma árvore, numa noite
enluarada, na praça da matriz.







Nenhum comentário:
Postar um comentário