segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Conto de Natal





Carlos Camargo 

O Natal faz com que as pessoas se tornem mais dóceis. Nesta época todos tendem a ser mais solidários e compreensivos. E obviamente que não poderia ser diferente com dona Eloá. Mãe, mulher, empregada doméstica. Desde que houve aquele incidente no calçadão, viu a cidade passar por transformações inesperadas e desnecessárias para este momento. Imagine ver a escola onde seus filhos estudaram, sendo agora demolidada para dar lugar à uma nova praça totalmente revitalizada.  

- Mas, isso é para quando? Será que sai mesmo? – Dizia um comerciante.

E dona Eloá gostaria mesmo de ver sua cidade cheia de luzes. Ainda mais numa época tão especial como é o Natal. Onde as pessoas outrora se visitavam, se saudavam umas às outras, e até doam seu tempo. Mas ás vezes parece que esses valores se perderam.   

- É tão bonito ver o sorriso das crianças! – Diz Eloá que carinhosamente abraça seu filho de sete anos em frente à Catedral.  

Na manhã de segunda-feira enquanto prepara o almoço na cozinha da casa onde trabalha Eloá liga seu radinho de pilha para ouvir o programa matinal. “A cidade está feia, sem vida!" “Tudo parece tão triste”. Reclamam os ouvintes! Onde estão as luzes de Natal? No ano passado ao menos havia o túnel encantado. E agora? Não há nada!

No fim da tarde ao descer a rua Caetano Vieira da Costa, com seu filho Lucas, percebe que já deram início às comemorações natalinas no Parque Jonas Ramos, o Tanque.

- O que é isso, meu Deus! Esses anjos no meio do lago? – Se indigna quando chega no parque.
                 
E realmente não há nada de angelical. Mas isso ainda é o de menos, perto da insatisfação das pessoas em torno deste evento natalino.

- Parece como aqueles bonecos de Olinda! Rá, rá, rá! Com certeza faria muito sucesso no carnaval! – Responde Lucas.

- Sabe que é mesmo meu filho! - E caem na risada! 

O Natal segue um pouco desmotivado para alguns. Mas o verdadeiro sentido do Natal está no gesto de compaixão para consigo mesmo e com o semelhante. Muitos se contentam com uma bela ceia e com os presentes sob a árvore. Mas o que realmente representa a magia da noite de Natal? Com suas luzes coloridas, o presépio, a estrela de Belém e uma fonte de água límpida para simbolizar a força da vida.

Dona Eloá, entra com seu filho na Catedral e se depara com o presépio. Lê a seguinte mensagem: “Eis o menino que agora renasce em nossos corações, para nos renovar a força e coragem”.

E desta maneira dona Eloá, volta para sua casa, alegre em poder curtir a magia da noite de Natal, com seu filho, que se deixa fotografar ao lado de uma árvore, numa noite enluarada, na praça da matriz. 












Fotos: Carlos Camargo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exposição: Viajante no Centro Cultural em Lages

Exposição: Viajante de Carlos Vergara no Sesc  Divulgação  Na noite de quinta-feira (7), foi realizado no Centro Cultural ...