Carlos Camargo
Mas um que merece destaque esta semana é a “praça João
Costa” - o calçadão - que em breve vai passar por uma grande revitalização com um
projeto arquitetônico já aprovado pelo bolso do contribuinte. Acredito que nos
próximos anos já teremos uma praça totalmente repaginada e digna dos moradores
da cidade de Lages.
Se bem me lembro desde que eu era criança a praça permanece
com as mesmas características. A última reforma foi na década de 70, na
administração de Dirceu Carneiro e Juarez Furtado. A mesma lajota, as mesmas
árvores, os mesmos canteiros, a velha estátua de Nereu Ramos (que
pretendem transferir de local), o que seria desnecessário, pois faz parte de
nossa história.
"Onde estão os órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio público"?
Lembro quando eu era adolescente que havia na praça muitos
engraxates. Eu até pensava em ser como um deles, ter minha própria caixinha e
ir para as ruas ganhar um troco.
- Nada disso, guri. Os engraxates são muito malandros. E
ainda fumam. – Dizia minha tia Tereza. - E logo eu tirava aquela ideia da cabeça.
Na praça é onde tudo acontece. É onde se encontram os
antigos proprietários de fazenda para discutir o preço da saca de
feijão e negociar cabeças de gado. Pois
era uma época que hoje nos parece nostálgica, onde a cidade contava com o antigo
Café Ouro, na esquina onde hoje se instalou uma farmácia. Um ambiente onde
muitas pessoas se encontravam para um café expresso, conversar, fazer um lanche
ou tomar um sorvete.
São muitas lembranças que essa praça nos proporciona,
principalmente aos conterrâneos e antigos moradores. A começar pela escola pública
Aristiliano Ramos, onde estudei no ano de 1995, para concluir o ensino médio.
Esta escola foi um educandário muito importante para os lageanos, onde
funcionou ativamente até o ano de 2010, quando foi embargado pelo Ministério
Público, por conta de a infraestrutura estar inapropriada para funcionamento.
Até anteontem quando passávamos pela praça João Costa nos deparávamos
com o prédio fechado aguardando uma resolução, a qual foi concedida para que
efetuem a demolição do prédio, que está sendo executada no momento em que
confecciono este texto.
A praça João Costa, hoje já não tem mais atrativo nenhum, é
como se estivesse abandonada. As pessoas que chegam em Lages, se deparam com
algo triste, e que precisa urgentemente de uma revitalização, cujo projeto já
notório, aguarda licitação.
Vejo que neste instante o prédio veio abaixo,
impossibilitando até de reaproveitar suas ruínas como material reciclado. Muitas
pessoas olham para o alto indignadas com a truculência do poder público e o
progresso que às vezes tarda em chegar.
E para onde irão os pássaros que sobrevoavam por nossas
cabeças quando por ali transitávamos? Talvez tenham que migrar para outras
praças, assim como os pais, se quiserem ter onde passear com
seus filhos para dar milho aos pombos.







Nenhum comentário:
Postar um comentário