segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A Praça é para todos





Carlos Camargo 

Se pudéssemos parar o que estamos fazendo para falar sobre os problemas em nossa cidade, ficaríamos por horas e horas a divagar sobre diversos assuntos. 

Mas um que merece destaque esta semana é a “praça João Costa” - o calçadão - que em breve vai passar por uma grande revitalização com um projeto arquitetônico já aprovado pelo bolso do contribuinte. Acredito que nos próximos anos já teremos uma praça totalmente repaginada e digna dos moradores da cidade de Lages.

Se bem me lembro desde que eu era criança a praça permanece com as mesmas características. A última reforma foi na década de 70, na administração de Dirceu Carneiro e Juarez Furtado. A mesma lajota, as mesmas árvores, os mesmos canteiros, a velha estátua de Nereu Ramos (que pretendem transferir de local), o que seria desnecessário, pois faz parte de nossa história.

"Onde estão os órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio público"?  




Lembro quando eu era adolescente que havia na praça muitos engraxates. Eu até pensava em ser como um deles, ter minha própria caixinha e ir para as ruas ganhar um troco.

- Nada disso, guri. Os engraxates são muito malandros. E ainda fumam. – Dizia minha tia Tereza. - E logo eu tirava aquela ideia da cabeça.

Na praça é onde tudo acontece. É onde se encontram os antigos proprietários de fazenda  para discutir o preço da saca de feijão e negociar cabeças de gado.  Pois era uma época que hoje nos parece nostálgica, onde a cidade contava com o antigo Café Ouro, na esquina onde hoje se instalou uma farmácia. Um ambiente onde muitas pessoas se encontravam para um café expresso, conversar, fazer um lanche ou tomar um sorvete.

São muitas lembranças que essa praça nos proporciona, principalmente aos conterrâneos e antigos moradores. A começar pela escola pública Aristiliano Ramos, onde estudei no ano de 1995, para concluir o ensino médio. Esta escola foi um educandário muito importante para os lageanos, onde funcionou ativamente até o ano de 2010, quando foi embargado pelo Ministério Público, por conta de a infraestrutura estar inapropriada para funcionamento.  




Até anteontem quando passávamos pela praça João Costa nos deparávamos com o prédio fechado aguardando uma resolução, a qual foi concedida para que efetuem a demolição do prédio, que está sendo executada no momento em que confecciono este texto.

A praça João Costa, hoje já não tem mais atrativo nenhum, é como se estivesse abandonada. As pessoas que chegam em Lages, se deparam com algo triste, e que precisa urgentemente de uma revitalização, cujo projeto já notório, aguarda licitação.

Vejo que neste instante o prédio veio abaixo, impossibilitando até de reaproveitar suas ruínas como material reciclado. Muitas pessoas olham para o alto indignadas com a truculência do poder público e o progresso que às vezes tarda em chegar.

E para onde irão os pássaros que sobrevoavam por nossas cabeças quando por ali transitávamos? Talvez tenham que migrar para outras praças, assim como os pais, se quiserem ter onde passear com seus filhos para dar milho aos pombos. 













Fotos: Carlos Camargo 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exposição: Viajante no Centro Cultural em Lages

Exposição: Viajante de Carlos Vergara no Sesc  Divulgação  Na noite de quinta-feira (7), foi realizado no Centro Cultural ...