segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Música para tocar em elevador




Carlos Camargo

        Quando não se tem para onde ir qualquer lugar serve? Acredito que em toda 
cidade interiorana seja assim, quase não se tem opções de lazer. Mas é claro que isso depende do poder aquisitivo, da classificação etária e do horário. Percebo às vezes que estou sem disposição para ir em eventos públicos. Mas sempre que possível procuro ir mesmo assim.

Como de costume estive neste sábado (04),  no Teatro do Sesc da Avenida Dom Pedro II, onde estaria sendo realizado a gravação do CD e DVD - Guitarras da Serra. Um projeto cultural de instrumentistas locais que curtem o mesmo estilo de música.

O Teatro do Sesc ainda é o local mais aprazível que temos em Lages para eventos teatrais, de música e cinema, quem nunca esteve lá, precisa encontrar um tempinho na agenda e conhecer este lugar. O evento que estava marcado para às 7 da noite iniciou com meia hora de atraso. Na entrada encontro um amigo que diz: - O horário é 19h e não às 20h como estava no cartaz.

- Ok! Vamos lá então. Acho que os músicos já estão prontos para a performance. 

O palco muito bem produzido, com iluminação adequada, também pudera, se estamos tratando da gravação de um DVD, que segundo os produtores estará disponível assim que possível, nas plataformas digitais. É preciso convir, que é muita generosidade em se tratando de músicos lageanos. Com a crise econômica que o Brasil enfrenta com mais de 12 milhões de desempregados e uma inflação com índice de 10,5% ao ano, é de se admirar que ainda tenhamos artistas empreendedores em nossa cidade.

Mas eu não tinha me dado conta que o concerto era de música instrumental. Talvez nem tivesse ido. Mas valeu pela caminhada, afinal tenho estado muito sedentário. E os rapazes nos surpreenderam mais uma vez, pois se a música tradicional já é difícil de comercializar, o que dirá da música instrumental? E ainda assim o público, composto de amigos e admiradores permaneceu fiel até o fim.

- Mãe, acabou? – Diz uma criança impaciente que brinca com seu carrinho sobre o tapete.    
O show foi dividido em três partes, sendo que a abertura ficou por conta de Matheus Colossi e trio que apresentou um jazz rock, com toadas de canção regional, diria que um pouco insosso. Na sequência o grupo de Josias Zancheta com seu rock engajado, sutilmente querendo agradar os fãs de rock progressivo e quase que sufocado pelos efeitos sonoros e finalmente o guitarrista José Cardoso, o idealizador do projeto com seus solos inconfundíveis. Antes de iniciar sua apresentação, Cardoso ainda falou de seu EP Saudade, feito em homenagem à sua avó (que faleceu recentemente), e que traz o tema instrumental “For Away”, que certamente agradou o público que esteve presente no teatro. 

A música instrumental talvez não seja tão popularizada nos meios digitais. Agora em se tratando de músicos locais, acredito que esse tipo de música poderia ser também executada em estabelecimentos comerciais em nossa cidade. Até para contribuir de certa forma com a divulgação de nossos artistas e músicos serranos.

Mas isso já é assunto para uma outra conversa. 



Foto: Divulgação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exposição: Viajante no Centro Cultural em Lages

Exposição: Viajante de Carlos Vergara no Sesc  Divulgação  Na noite de quinta-feira (7), foi realizado no Centro Cultural ...